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 VALENTE, J. A. Aprendizagem continuada ao longo da vida.


O aprendizado ocorre durante toda a vida e é necessário entendê-la como uma atividade contínua.O que significa ensinar e aprender?  Se o receptor  capta a informação e a indaga, critica, repensa, melhor será o aprendizado. O autor define que somente ter uma informação interiorizada e não repassá-la é simplesmente não é válido. E mesmo depois de repassada tal informação, nunca o conhecimento inteiro é passado. Aprendizagem durante a infância, relata a predisposição das crianças de estarem sempre em constante estado de desenvolvimento. Pela dor e alegria de algo novo, inusitado, que traga satisfação ao alcançado. Desde os primeiros momentos da vida, o bebe já mostra que é bom aprendiz. Então tudo se torna problema-desafio, o que cria oportunidades para a construção do conhecimento (Papert). Esse desenvolvimento é muito mais intenso do que o que ocorre no ambiente escolar, pois é feito informalmente, e não tem momento exato de acontecer, simplesmente acontece. A aprendizagem na terceira idade se assemelha ao momento infantil, pois o sujeito está preocupado na resolução de problemas e desafios, a atenção não é voltada para a passagem da informação e sim as trocas de experiências, vivência, e isso caracteriza a qualidade do ensino, na minha percepção, mostrando que pode haver prazer também na educação, quando experiências são transpassadas. A troca entre os educandos, pode ser considerada uma grande sensação inexplicável. Aprendizagem na escola e na vida profissional aponta que temos nosso desejo de aprender oprimido pelo tempo de escolaridade que passamos, predispostos sempre que alguém nos ensine, e não a busca independente pelo saber pelo saber. É importante perceber, como o autor ressalta, que a aprendizagem acontece em situação determinadas pelo próprio aprendiz. Porque não há aprendizagem continuada ao longo da vida? As duas modalidades de aprendizagem, caçador-ativo (o que busca pelo seu desenvolvimento, aprendizagem) e o receptor passivo (aquele que sabe aprender, recebendo o conhecimento e as informações de forma passiva), tais modalidades não devem ser trocadas, e sim revezadas, de forma que sempre estejam em funcionamento, para que assim ocorra aprendizagem continuada ao longo da vida. O foco muitas vezes está voltado para o certificação de formação e diplomas, sem preocupar-se em tornarem aprendizes independentes. O autor aborda que a proposta a ser enfatizada é a de que a aprendizagem que acontece na escola e durante a vida profissional deve ser uma extensão da aprendizagem que se dá na infância e na terceira idade. (José Armando Valente). Como estimular a aprendizagem ao longo da vida? Para que ocorra, é necessário que ambientes estimulantes ao aprendizado sejam criados, com métodos pedagógicos e com ajuda de agentes de aprendizagem, que auxiliam e  estimulam o processo. Não tem como o agente de aprendizagem diferenciar o momento em que ele está aprendendo, e os momentos em que está facilitando uma aprendizagem de outro. A formação dos agentes de aprendizagem determina que cada sujeito tem uma determinada habilidade, capacidade de desenvolver atividades que desenvolvam as dimensões afetivas, cognitivas, corporal. O educador deve ser capaz de fazer com que o indivíduo crie condições para se tornar aprendiz efetivo e ao longo da vida continue percebendo situações de aprendizagem. Criando atividades de aprendizado no dia-a-dia. De fato, observa-se que o tempo de aprendizagem tem diminuído muito, por problemas acarretados por conta de uma instituição de ‘ensino’, que teoricamente deveria produzir desejo e gosto por aprender, o qual se torna contrário. 




Educação, páginas 166-170, Bianca Santana e Carolina Rossini. In: BRAMBILLA, A. (org). Para entender as mídias sociais.


- A criação de materiais quando com algum incentivo a fundo, pode ter muitas contribuições. Não depende muito da ferramenta, mas a criação de textos e materiais didáticos deve ser construída coletivamente, entre professores e alunos. 
Se um material produzido coletivamente assim for gerado em São Paulo, não tem o mesmo efeito se for estudado por alunos de outra região, outra cultura, visto que o Brasil é muito extenso. 
Então, a virtualização desse material, fazendo também com que os autores estivesse sempre em contribuição, teria então um material completo, tendo em vista alunos e professores acrescentando ativamente conteúdos, sendo reconhecidos sempre os autores, fazendo até com quem está fora da escola, a comunidade, também possa contribuir para o crescimento do material didático.





MORAN, J. M. A Integração das tecnologias na educação.

- As tecnologias que são usadas separadamente dos processos de aprendizagem, podem ser somadas à Educação, pois influenciam direta e profundamente. O ambiente escolar, um ambiente de aprendizagem, se tornou tradicionalmente a escola, salas de aula, etc. Entretanto a escola preocupou-se mais em crescimento físico e gestacional do que inovação nos processos de aprendizagem. Usar a tecnologia a favor da educação, pode ser muito benéfica, porém se não houver motivação necessária da parte do aluno, pode gerar um desconforto, que faça-o desistir, desanimar.
Portanto, muitas vezes percebemos que os alunos encontram-se preparados para lidar com os avanços da tecnologia, com modificações nas metodologias, entretanto, os professores são geralmente incapacitados, e por esse motivo continuam insistindo nas mesmas formas tradicionais de sempre. Os educadores , como diz o autor, que se destacam, são aqueles que mesclam o conhecimento com a afetividade, que é exatamente o que faz falta em educação a distância.
 



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